Pular para o conteúdo principal

Quais ativos são indicados para tratamento de iontoforese

Conforme envelhecemos, sabemos que nossa pele vai perdendo os fibrolastos ( as células do tecido conjuntivo) e com isso sintetizamos em menor quantidade os elementos estruturais, tornando mais escasso a presença e produção de colágeno e elastina.
Enquanto isso, também passamos por um processo de desorganização na matriz extracelular, acarretando perda da densidade dérmica, perdemos tonus muscular, o que evidencia ainda mais os sinais de envelhecimento e temos uma diminuição de acetilcolina, um neurotransmissor responsável pela contração muscular.
Tudo isso gera um processo de quadralização facial, que pode ser melhorada aumentando a firmeza da pele, sua elasticidade e força de tração muscular.

Os ativos indicados para esse tratamento são:

Zirhafirm: Composto pela associação da Jujubeira espinhosa, rica em derivados triterpênicos e Raiz de Maral, fonte de fitoecdisteróides. Atua como reestruturante, firmador e reposicionador, por estimular a expressão gênica de componentes da matriz como colágeno tipo IV, VII, laminina-5 e desmoplaquina; e inibir a ação de mataloproteinases.
Raffermine: Agente firmador obtido do extrato hidrolisado de membranas da soja, rico em glicoproteínas e polissacarídeos. Age na reorganização e retração das fibras de colágeno, em que fortifica a arquitetura molecular da derme e à proteção das fibras eslásticas, impedindo sua degradação.
DMAE: É um análogo da colina, que aumenta a biossíntese de acetilcolina na junção neuromuscular melhorando sua contração com uma ação firmadora e rejuvenescedora da pele. Possui forte ação anti-inflamatória, antioxidante e hidratante. Estimula a liberação de acetilcolina, estimula e aumenta a contração muscular.
Ácido Hialurônico: O Ácido hialurônico é um açúcar complexo, formado por ácido D-Glicurônico e N-Acetilglicosamina, formando um polímero hidrofílico. Possui caráter hidrofílico, com alta capacidade de retenção de água, que intumesce e confere preenchimento entre os espaços.
Ácido Lactobiônico: É um polihidroxiácido obtido através da junção da Gluconolactona com a Galactose. Atua na normalização do turnover celular sem irritar a pele, tem forte capacidade de ligar-se à água, conferindo ação hidratante e potente ação cicatrizante, por atrair as células que reparam o tecido, como o colágeno.
Ácido Mandélico: É um alfa hidroxiácido de alto peso molecular, que penetra de forma lenta e uniforme na pele. Promove alterações das ligações intercelulares com diminuição da coesão dos corneócitos e descamação do estrato córneo, acelerando o processo de renovação celular. Possui ação despigmentante para todos os tipos de pele, pois atua na inibição da síntese de melanina e na remoção dos pigmentos hipercrômicos já formados.
Citrustem: Obtido das células tronco da laranja, sem modificações genéticas. Atua como arquiteto da pele, pois aumenta os níveis de expressão do colágeno tipo VI, elastina e ADAMTS2, que são responsáveis por organizar e redensificar a matriz extracelular.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Microcorrente x Corrente Galvânica

  Muitos ainda se confundem com a diferença entre essas duas correntes, então fizemos a distinção entre elas!  As microcorrentes são também correntes diretas e de baixa intensidade, com finalidades semelhantes às da corrente galvânica, entretanto não é aplicável para realizar a iontoforese. Esse tipo de corrente também não atinge o limiar nervoso. Logo, o paciente não sente essa corrente passando na pele. Diferente da corrente galvânica, em que é possível sentir a sensação de formigamento. Então nesse caso é importante ficar atento à intensidade da corrente, já que cada indivíduo suporta um nível diferente .

Técnica Iontoforese

Vamos conhecer um pouco sobre a técnica iontoforese?! A iontoforese é uma técnica não invasiva para administrar agentes iônicos terapêuticos nos quais uma corrente elétrica (Galvânica) é introduzida para fornecer uma maneira controlada para melhorar e potencializar a administração transdérmica de drogas da mesma maneira que uma seringa hipodérmica. Efeitos fisiológicos: Produção de calor Vasodilatação Aumento da ação de defesa Endosmose Efeitos terapêuticos: Analgesia Estimulação nervosa Anti-inflamatório Conclusão: A iontoforese é uma técnica alternativa para o fornecimento de substâncias iônicas, garantindo níveis de concentração maiores do que por difusão passiva sem assistência pela corrente elétrica e, portanto, suficientes para desencadear os efeitos terapêuticos desejados.